Serviço oferece orientações e atendimento medico por telefone
Pacientes que estejam apresentando sintomas respiratórios contam com um serviço de Teleatendimento criado pela Prefeitura de Campo Grande. Sem sair de casa, é possível receber orientações e até mesmo ser atendido por um médico. Basta entrar em contato pelo número 67 2020-2170. O serviço funciona diariamente de 7h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, explica que o objetivo do serviço é proporcionar a orientação adequada ou atendimento ao paciente sintomático respiratório sem a necessidade de que ele se desloque até uma unidade de saúde, evitando assim o risco de exposição.
“Reduzindo a circulação destas pessoas, consequentemente nós temos um menor risco de que haja , eventualmente, uma contaminação cruzada. Além disso, ao oferecer ao paciente um serviço ou uma opção para que ele consiga ser atendido sem mesmo precisar sair de casa é possível aliviar a pressão sobre o sistema de saúde”, comenta.
Durante o mês de maio, o Município registrou uma média de mais de 10 mil atendimentos por dia somente nas 10 unidades de urgência de emergência, em sua maioria pacientes apresentando alguma síndrome respiratória.
O serviço de Telatendimento é composto por uma equipe multidisplinar, formada por servidores administrativos, enfermeiros, médicos, entre outros profissionais de saúde. No período mais crítico da pandemia, o serviço chegou a realizar mais de 700 atendimentos por dia.
Como funciona?
Ao ligar no número 2020-2170, o paciente ouvirá uma gravação explicativa sobre o serviço. A recepção será feita por um profissional que irá colher o histórico da pessoa, com base em um questionário pré-estabelecido, que será inserido no sistema.
Posteriormente, o paciente será transferido para a equipe médica de teleatendimento, caso seja necessário, que dará o encaminhamento devido e recomendará a conduta mais assertiva com base no histórico colhido.
O sistema foi desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande através da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) e com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Histórico
Campo Grande foi uma das primeiras cidades do País a implementar esse tipo de serviço, em março de 2020, utilizando a estrutura tecnológica, ferramentas e protocolos próprios, elaborados à época em tempo recorde.
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