Educação | Da redação/com Assessoria | 20/11/2013 12h33

Acadêmicos do Centro Universitário Anhanguera apresentam trabalhos em congresso nacional

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Campo Grande (MS) - Acadêmicos do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande tiveram seus projetos aprovados no 13º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC 20132), organizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) e que será realizado, neste ano, na Faculdade Anhanguera de Campinas – FAC 3. Os trabalhos foram orientados pelos professores da Instituição, que acompanharam todo o processo.

Foram aprovados dezoito projetos nas diversas áreas das unidades 1 e 2. A diretora executiva da unidade 2, Iael Pacheco, destaca que a participação dos alunos no Conic representa a qualidade de ensino da Instituição. “O aluno terá a oportunidade de participar de uma imersão no cenário da iniciação científica enriquecendo sua vivência acadêmica e profissional”, destaca a diretora.

“É de extrema importância participar de eventos como o Conic, pois desperta interesse e faz com que o pensar crítico seja inserido no processo aprendizado, conhecendo novas formas de pesquisa e compartilhando os resultados de estudos”, comemora a acadêmica Karen Silva dos Santos, do oitavo semestre do curso de Enfermagem do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande unidade 2.

 

“A integração de acadêmicos pesquisadores proporciona a troca de experiências, a formação de novos ideais e o estímulo pela busca de novas metas e conquistas. Contribui ainda para o aperfeiçoamento das capacidades acadêmicas e a qualificação da futura profissão”, ressalta a acadêmica Rebeca Magela Ribeiro, do oitavo semestre do curso de Enfermagem do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande unidade 2.

“Eventos como esse solidificam nossa formação acadêmica, abrem portas para novas oportunidades e geram vantagens competitivas perante o mercado de trabalho”, completa o estudante Marcos Lázaro, do quarto semestre do curso de Administração do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande unidade 1.

“Espero transmitir minhas experiências e aprender, buscando mais informações sobre o meu projeto. É uma satisfação participar de um Congresso como o Conic”, diz a aluna Nádia da Silva do 6º semestre de Pedagogia do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande unidade 1.

“Acredito que é um momento oportuno para transmitir o conhecimento e adquirir novas experiências e vivências, tanto pessoal, quanto profissional. Busco novos conhecimentos, trocar ideias sobre o tema do meu projeto e enriquecer meu currículo”, explica a acadêmica Nayara de Oliveira.

Trabalhos

‘Avaliação do efeito da pomada e do estrato elaborado com as folhas de Maytenus ilicifolia sobre o desenvolvimento de fungos fitopatogênicos’ é o tema do trabalho de pesquisa da acadêmica do 8º semestre do curso de Enfermagem, Karen Silva dos Santos, que estuda o combate de úlceras gástricas e cicatrizante de feridas com tratamento de produtos naturais, como a planta popularmente conhecida por espinheira-santa.

‘Análise Crítica do Processo de Cortes Especiais de Asa de Frango para Atendimento dos Padrões de Qualidade em Um Frigorífico Agrícola: Um Estudo de Caso’ é o tema escolhido pelo acadêmico Marcos Lázaro, do 4º semestre do curso de Administração e analisa criticamente o processo de cortes especiais de asa de frango, classificada como meio da asa com ponta e coxinha da asa, em um frigorífico agrícola localizado no município de Sidrolândia (MS), objetivando o atendimento às exigências de qualidade por clientes japoneses, por meio da padronização dos processos

“Dislexia: Compreensão do Transtorno de Aprendizagem em Crianças de uma Escola do Município de Campo Grande/MS” é o tema do trabalho apresentados pela acadêmica Nádia da Silva Rodrigues Gonçalves, do 6º semestre de Pedagogia do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande unidade 1, que busca identificar sinais de dislexias em alunos com idade de 6 a 11 anos no ensino público de Campo Grande.

‘Competências do enfermeiro: percepção de profissionais, usuários e instituição de ensino’ é o tema abordado pela estudante Rebeca Magela Ribeiro, do 8º semestre do curso de Enfermagem e visa identificar a percepção de usuários e dos profissionais de enfermagem sobre resolução da Secretaria Municipal de saúde Pública (Sesau) n° 124, de 8 de março de 2012, que aprova o protocolo de normatização de assistência de enfermagem nos ciclos de vida, no intuito de padronizar o exercício profissional da enfermagem. Segundo o Ministério da Saúde, as consultas feitas por enfermeiros estão amparada em uma lei e conforme o Conselho Federal de Enfermagem, os enfermeiros não diagnosticam doenças, apenas informam o quadro clínico do paciente aos médicos.

‘A identificação de sinais disléxicos em crianças de escolas públicas: A percepção do professor’ é o tema do trabalho desenvolvido pela acadêmica Nayara de Oliveira da Silva, do 6° semestre de Pedagogia do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande unidade 1, que trata de investigar os transtornos de aprendizagem, entre os quais a dislexia, vislumbrar o que os professores sabem acerca desse problema e como desenvolvem suas práticas quando recebem crianças diagnosticadas com a doença e propuser atividades alternativas para o trabalho.

Além desses cinco temas, serão apresentados outros 13 trabalhos feitos por alunos do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande.

CONIC

Os aprovados no Congresso terão a oportunidade de trocar experiências com estudantes e professores de diferentes áreas e linhas de estudo. Quem participa do CONIC também exercita a investigação científica e aprende a desenvolver um projeto que, normalmente, trará melhorias na vida das pessoas.

O Congresso, que é realizado pelo Semesp desde 2001, é um dos mais conceituados e o maior de iniciação científica do País. Para a 13ª edição, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro na Faculdade Anhanguera de Campinas – FAC 3, e tem como tema o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

O primeiro lugar de cada uma das cinco áreas do conhecimento, nas categorias "concluído" e "em andamento", levarão prêmios de R$ 2 mil e R$ 1 mil. Haverá ainda um prêmio especial de R$ 2 mil entre os premiados e prêmio de R$ 1,5 mil direcionado ao melhor trabalho concluído relacionado a preservação do meio ambiente.

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