Educação | Da Redação | 02/11/2024 07h12

Camila Ítavo assume reitoria da UFMS e promete ‘renovar esperança’

Compartilhe:

A nova reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Camila Ítavo, foi empossada oficialmente nesta segunda-feira (28) em cerimônia realizada no Teatro Glauce Rocha. O evento contou com a presença de estudantes, docentes, técnicos-administrativos e representantes de diferentes esferas do governo.

Em seu discurso, Camila lembrou que, além de reitora, é professora e ex-estudante da Universidade. “Hoje, renovamos a esperança. Sou reitora, mas antes sou professora da Universidade. Há um tempo atrás eu era estudante. Isso me reveste de muito amor e esse sentimento me ajuda agora a cuidar dos estudantes, dos meus colegas professores e técnicos e pensar em uma UFMS cada vez melhor”, disse.

A nova reitora enfatizou a importância da participação de todos os segmentos universitários em sua eleição e homenageou o trabalho do professor Marcelo Turine, seu antecessor. Camila compartilhou sua trajetória acadêmica, destacando como a educação a ajudou a mudar de vida.

“Tenho certeza que todos nós compartilhamos histórias de vida transformadas pela educação e convido para que, juntos, com muito diálogo, perseverança e trabalho, que a gente tenha uma Universidade cada vez mais inovadora, sustentável e humana”, ressaltou.

Camila mencionou planos para um novo Plano de Desenvolvimento Institucional, que será construído em diálogo com a comunidade. “Além de ir a cada município onde estamos presentes, queremos deixar aberta a participação de todos os cidadãos sul-mato-grossenses. Entre os eixos que queremos dar um novo incremento estão a inovação e cursos com mais qualidade, ampliar ainda mais a inclusão, para termos uma Universidade cada vez mais humana e também mais sustentável”, disse. A reitora também destacou a importância de formar líderes comprometidos com a sociedade e o meio ambiente.

Ela mencionou que sua equipe será escolhida com base nas habilidades interpessoais e destacou a participação feminina na gestão. “Priorizamos não apenas a competência técnica, mas também a competência nas relações humanas. Isso é algo que eu quero fortalecer muito como mulher, como profissional. Estabelecemos um recorde de participação de mulheres na gestão, algo muito importante. Também queremos mais equilíbrio entre professores e técnicos”, afirmou.

Sobre os desafios financeiros, Camila agradeceu às parcerias já estabelecidas e pediu apoio contínuo do Governo Federal e da bancada federal para garantir recursos que melhorem a infraestrutura e ampliem as oportunidades para a comunidade universitária.

Encerrando sua fala, Camila agradeceu a Deus, sua família e todos os que a apoiaram em sua trajetória. “Deixo um pedido especial, que resgatemos o que fomos, a criança que foi estudar, o coração de estudante, para cuidarmos da vida, do mundo, do outro, da amizade, da Universidade, com muitos desafios, mas alegria e muitos sonhos”, concluiu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS