Campo Grande | Com CG Noticias | 09/09/2022 12h45

Horta Agroflorestal envolve estudantes e comunidade escolas da Reme

Compartilhe:

A horta agroflorestal da Escola Municipal Senador Rachid Saldanha Derzi, no Jardim Noroeste, envolve alunos e a comunidade escolar nos cuidados, plantio e colheita das frutas, legumes e verduras. Criada em novembro de 2021, como parte do projeto “Família na Escola”, cerca de 250 crianças do grupo 4 ao 7° ano, que estudam na unidade, participam do projeto e hoje  fizeram o segundo mutirão para plantio das mudas de hortaliças.

“Eu gosto de plantar alface. E o melhor é quando tem colheita porque aí a gente também leva pra casa”, afirmou João Victor Rocha, 11 anos, aluno do 5º ano. A participação dos alunos é no contraturno do período escolar. “É uma forma de melhorar a alimentação deles em casa, pois toda a produção é dividida entre eles. Também é uma alternativa de atividade para eles quando não estão em aula”, afirmou a coordenadora do projeto, Leda Lima.

Desde o início da iniciativa, há quase um ano, a horta já produziu alface crespa e roxa, rúcula, agrião, salsinha, cebolinha, coentro, rabanete e tomate cereja. A expectativa é colher, nos próximos meses, melancia, pequi, caqui, guavira, goiaba, pimenta, banana, acerola, mandioca e café.

“Nossa horta é diferente, por ser agroflorestal, leva mais tempo para preparar o solo, plantar, produzir e colher. É tudo orgânico e feito pela equipe do projeto, alunos e pais. É importante o envolvimento de todos. Estamos organizando para ter mais mudas de árvores frutíferas”, explicou a diretora da escola – que tem 1,4 mil alunos -, Aparecida Ivone Santo Andrea.

Os pais que participam do projeto comemoram a oportunidade de ajudar e ensinar as crianças, especialmente em relação à alimentação saudável e aos cuidados com o meio ambiente. “É tudo orgânico, sem nenhum agrotóxico. São práticas saudáveis que eram comuns e que se perderam ao longo dos anos, mas podemos ensinar para eles com projetos assim. Eu fico feliz de poder contribuir. Comecei a plantar na pandemia e agora estou ajudando na escola dos meus filhos”, disse o agricultor Ulisses Colombo.

Colombo e a esposa iniciaram a própria horta na pandemia e agora auxiliam na prática e também doam algumas mudas. O casal tem dois filhos matriculados na escola, Cleomar, 9 anos, e Ana Carolina, 5 anos, e até o caçula, Willian, 3 anos, ajudou no plantio. “Meu marido era mestre de obras e ficou desempregado. Mas iniciamos o plantio da horta, que é nossa fonte de renda atualmente, e não pensamos em outra vida. Na escola estamos fazendo um minhocário. Mas a melhor parte é a colheita mesmo, as crianças amam”, finalizou a mãe, Franciele Gimenes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS