Campo Grande | Da Redação/Com Assessoria | 09/01/2013 12h40

Três Lagoas pode ter internet comunitária

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Três Lagoas pode ter uma novidade em termos de internet neste ano. A Prefeitura está estudando um projeto de instalação de Internet Comunitária para 2013, o qual consiste na instalação de “hotspot”, ou seja, de locais onde serão instalados pontos, com a tecnologia Wi-Fi, disponíveis e gratuitos para a população.

Estes pontos estarão disponíveis em locais públicos, como unidades de saúde, escolas, repartições da administração municipal e ainda em praças, ruas e avenidas de maior circulação de pessoas.

Essa tecnologia existe há anos nos grandes centros urbanos. Os “hotspots” são facilmente encontrados em locais públicos como lanchonetes, bares, restaurantes, hotéis e aeroportos, onde é possível conectar-se à internet, utilizando-se qualquer computador portátil que esteja preparado para se comunicar em uma rede sem fio do tipo Wi-Fi.

A oferta deste serviço foi anunciada por Marcia Moura (PMDB), na Campanha Eleitoral de 2012, que resultou na sua reeleição. A execução deste projeto está incluída nas ações do Programa de Governo da prefeita Marcia Moura.

CPD

Além da manutenção de mais de mil computadores, incluindo os instalados nas Secretarias, Departamentos, Unidades de Saúde, Escolas Municipais e Programas Sociais, a Secretaria Municipal de Administração, por meio da equipe do Departamento de Informática, é também responsável pela segurança física e lógica do CPD (Centro de Processamento de Dados) da Prefeitura de Três Lagoas.

Sob a coordenação do servidor municipal, Alex Martins Silva, o Departamento de Informática conta com os serviços de uma equipe de seis técnicos e uma secretária atendente.

Cabe à equipe a manutenção técnica de todos os computadores, incluindo todos os periféricos, como explicou o coordenador do Departamento de Informática. “Conto com reduzida, mas disposta e dinâmica equipe de jovens técnicos em informática”, comentou Alex. “A Cidade é extensa e somos solicitados constantemente a dar assistência técnica em vários locais, onde se faz necessário”, observou.

“Parte dos problemas é solucionada aqui mesmo, através de atendimento remoto, mas quando a avaria é técnica, se faz necessária a presença de alguém da equipe”, explicou o coordenador.

Na pauta dos projetos internos do Departamento de Informática consta a implantação da interligação online dos principais setores da Administração Municipal, através de fibra ótica e a nota fiscal eletrônica, entre outros.

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